Óleo essencial de LAVANDA
Foi feito um estudo na Tunísia onde foi constatado que o óleo essencial de lavanda ajudou a reduzir o açúcar no sangue, provavelmente devido à sua capacidade antioxidante e os resultados foram excelentes.
A lavanda reduziu a glicose no sangue,e por ser percursor da glutationa,protegeu o corpo de distúrbios metabólicos e ganho de peso. Os resultados desse estudo são promissores e comprovam o
potencial terapêutico associado ao uso do óleo essencial de lavanda.
ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA PARA A SAÚDE EMOCIONAL (ESTRESSE, ANSIEDADE, DEPRESSÃO)
Por suas propriedades sedativas e calmantes, a lavanda é um aliado eficaz para quem sofre de ansiedade e estresse, distúrbios de ansiedade muito comuns. Os químicos existentes são limitados pelo atraso ao efeito terapêutico, dependência, abstinência, e tolerância que leva ao abuso. Foi feito um estudo que comprovou a eficácia da lavanda contra o famoso Rivotril, remédio tarja preta e que além dos benefícios, ela não tem colaterais, não causa abstinência, e os efeitos já são sentidos entre 3 e 5 dias de uso contínuo. Em 2014 foi feito um estudo com um remédio popular a base de óleo de lavanda e foi constatado sua eficiência contra o transtorno de ansiedade generalizada, também sem relatos de abstinência. A lavanda tem sido utilizada com eficiência em casos de depressão pós parto, e atualmente já é considerado como um poderoso aliado como complemento à quimioterapia. O efeito calmante da lavanda ajuda os paciente a passar por esse momento mais difícil com calma e mais relaxados.
ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA É NEUROPROTETOR
Além da saúde emocional, pesquisam mostraram que inalar o óleo essencial de lavanda previne o estresse oxidativo cerebral e aumenta a capacidade cognitiva, sendo um aliado natural no tratamento da doença de alzheimer.
COMO USAR O ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA
✔️Aplicar Topicamente para tratar:
Queimaduras;
Queimaduras de Sol;
Cortes e Feridas;
Cicatrização;
Crescer e fortalecer o cabelo;
Analgésico;
Rugas, pele seca ou rachada;
Lábios rachados;
Nos Pés do Bebê irritado;
Picadas de Insetos;
Eczema e Dermatite;
Acne, Rosácea, Melasma;
Sangramento Nasal;
Caspa.
✔️No Difusor ou na Palma das mãos:
Problemas para dormir (insônia);
Acalmar;
Estresse, ansiedade e depressão;
Dores de Cabeça e Enxaquecas;
Melhorar a função cerebral;
Terapia complementar para o câncer.
✔️Por ingestão (Somente óleos com CPTG)
Problemas para dormir (insônia);
Saúde emocional;
Ação antioxidante;
Cólicas;
Pressão Alta;
Febre;
Diabetes;
Alergias;
Febres;
Náuseas.
AROMATERAPIA: LAVANDA, O ÓLEO DA CALMA E DA COMUNICAÇÃO
Induz Honestidade, Expressão e Calma. Nos remete à seguinte pergunta : Por que sempre que eu me expresso honestamente recebo amor incondicional ?
Lavanda ajuda na expressão verbal e acalma a mente.
Mais especificamente, acalma as inseguranças que são sentidas quando alguém arrisca seus verdadeiros pensamentos e sentimentos.Lavanda trabalha em um profundo medo de ser visto e ouvido.Indivíduos que precisam de Lavanda se escondem por dentro, provocando sua verdadeira auto-expressão. Ao invés de tentar se expressar, retem seus pensamentos e sentimentos mais íntimos. Lavanda suporta indivíduos em liberar a tensão e constrição que decorre da expressão retida. Essa trava na comunicação pode resultar em pensamentos preocupantes e acelerados,perturbações e distúrbios do sono. Devido a experiências passadas, eles podem se sentir inseguros ou com medo de se expressar para entrar em contato com tudo o que eles pensam e sentem. Sentimentos fortes de não ser amado, sem importância ou inaudível podem acompanhar essa condição.Lavanda encoraja a honestidade emocional e insiste em que se fala de seus pensamentos e desejos mais íntimos.À medida que os indivíduos aprendem a comunicar seus pensamentos e sentimentos mais profundos, eles são libertos de sua prisão interior. É através da comunicação aberta e honesta que um indivíduo tem o potencial para experimentar amor incondicional, aceitação e paz de espírito.
ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA O QUE É
Este óleo essencial é extraído do topo das flores da planta de mesmo nome, a lavanda.
Originária da Europa, esta planta tem muitas variações, no Óleo Essencial de Lavanda doTERRA é utilizada a espécie Lavandula Angustifolia
Apesar desse detalhe, todas essas espécies referem-se à mesma planta e possuem as mesmas propriedades terapêuticas após serem transformadas no óleo essencial de lavanda.
No Brasil há uma espécie de planta parecida, porém com o nome de alfazema, nesse caso apesar de ser uma espécie similar não é utilizada na fabricação do óleo essencial, que possui uma poderosa atuação capaz de suprimir o sistema nervoso central.
O óleo essencial de lavanda é rico em ésteres e por essa razão seus efeitos calmantes começam a agir logo após seu aroma penetrar no organismo.
É extraído diretamente das flores por um processo de destilação à vapor e é necessária uma grande quantidade da planta para que seja possível extrair uma pequena quantidade de óleo.
10ml do óleo essencial de lavanda precisam ser extraídos de aproximadamente 1kg da planta, por essa razão é considerado um processo demorado e complicado.
Existem vários componentes e princípios ativos neste óleo, mas o principal é o acetato de linalila, responsável pela sensação de relaxamento e calmante natural que está presente no óleo.
É mundialmente conhecido com um dos melhores óleos da aromaterapia, devido seu aroma incrivelmente delicioso e floral.
beneficios do oleo essencial de lavanda e para que serve
PARA QUE SERVE ?
A principal função do óleo essencial de lavanda está relacionada aos diversos e poderosos efeitos calmantes que são tão eficazes quanto medicamentos específicos para problemas de stress e ansiedade, e com um bônus de não ter nenhum efeito colateral relacionado.
Seu uso é completamente seguro e por essa razão é utilizado como uma alternativa simples e imediata para se acalmar, além de contar com a versatilidade e possibilidade de ser utilizado em casos onde o indivíduo está agitado ou impaciente.
As funções e efeitos benéficos do óleo essencial de lavanda são inúmeras, dentre elas estão:
- Função tranquilizante;
- Propriedades sedativas;
- Efeito relaxante;
- Funções cicatrizantes e relacionadas a uma melhor regeneração celular;
- Capacidades antissépticas e anti-inflamatórias;
- Utilização para alívio de queimaduras e irritações na pele.
Possui uma função relacionada a melhor produção de colágeno, e por essa razão pode ser misturado em diversos cosméticos, cremes e produtos relacionados para combater rugas, marcas de expressão e flacidez.
É um óleo utilizado como auxiliar em diversos tratamentos médicos, pois auxilia bastante em reduzir a ansiedade e melhorar o humor dos pacientes com suas propriedades calmantes e relaxantes.
COMPOSIÇÃO DO ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA
Linalol - É a substância presente no óleo essencial de lavanda que corresponde a 30% de sua composição e confere as propriedades calmantes da lavanda, ajudando no sono e hiperatividade.
Acetato de linalilo - Outra substância presente no óleo essencial de lavanda que corresponde a 30% de sua composição, ela tem propriedades "Sedativas" .
Beta ocimeno - Seu principal benefício é relacionado a memórias e ajuda no tratamento de depressão.
Alfa-terpenos - Além de ser um ótimo ansiolítico, é responsável pelo aroma agradável da lavanda
BENEFÍCIOS DO ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA
Todos os benefícios relacionados ao uso do óleo essencial de lavanda se baseiam no principal efeito calmante e relaxador do acetato de linalila que além de ser responsável pelo aroma característico do óleo, também transmite suas funções calmantes ao corpo.
É utilizado de diversas formas e por essa razão é considerado um óleo versátil, conhecido mundialmente como o “faz tudo da aromaterapia”.
Com o uso do óleo essencial de lavanda é possível notar benefícios extraordinários em relação ao melhor equilíbrio mental, pois é capaz de fazer com que o indivíduo permaneça mais concentrado no que é realmente importante e não dê tanta atenção aos momentos de stress ao longo do dia.
As principais melhorias e sensações agradáveis adquiridas com o uso do óleo essencial de lavanda são:
- Sensação de calmaria e relaxamento, com um bônus de ser obtido através de uma substância natural e que possui ação rápida e eficiente;
Seu aroma característico atua como supressor do sistema nervoso central e isso faz com que os neurônios se comuniquem de forma mais lenta, automaticamente proporcionando uma sensação de calma e corpo relaxado. É considerado um óleo aliado no combate ao stress.
- Auxilia em uma melhor recuperação do corpo, pois seu efeito calmante proporciona dentre vários benefícios uma melhor noite de sono;
A utilização da lavanda para melhoria no sono é fantástica, apenas 1 gota aplicada no travesseiro antes de dormir consegue proporcionar uma noite de sono incrível, pois acalma o corpo até mesmo de quem possua problemas com insônia.
- Auxilia no combate à depressão, pois os efeitos ansiolíticos do óleo essencial de lavanda são ótimos para fazer com que o indivíduo fique mais tranquilo e calmo com melhorias consideráveis no humor;
As propriedades calmantes da lavanda atuam fortemente no intuito de proporcionar uma sensação de relaxamento e bem-estar em quem usa esse óleo surpreendente.
oleo essencial de lavanda para ansiedade e depressão
Também ajuda a combater a depressão pois suas características não apenas acalmam o cérebro e os pensamentos, como também proporcionam a sensação de felicidade no ar com seu delicioso aroma.
- Promove um sono mais relaxante e reparador com seu aroma leve e característico, que é considerado um calmante natural.
Ajuda a aliviar tensões em todo o corpo, como:
- Cansaço por diversas situações;
- Stress;
- Ansiedade;
- Dores de cabeça, cefaleia e enxaqueca;
- Tensões nos músculos de todo o corpo.
Todo tipo de tensão no corpo pode ser amenizada com o uso do óleo essencial de lavanda, pois uma de suas principais características é agir no relaxamento do corpo e combater todo tipo de sensação negativa referente as tensões do dia a dia, adquiridas principalmente com uma rotina cansativa.
COMO USAR
As formas de uso do óleo essencial de lavanda são diversas, e sempre estão aliadas a todos seus benefícios, o princípio ativo do óleo não se perde mesmo ao ser usado de diferentes formas.
Não é necessária uma grande quantidade do óleo para que se obtenha seus efeitos, é um produto altamente concentrado e por essa razão poucas gotas já fornecem todos os benefícios do óleo.
Para misturas em cosméticos o uso do óleo essencial de lavanda pode variar entre 10 e 20 gotas e dependerá da quantidade do produto que se deseje realizar a mistura com o óleo.
Para uso tópico (sobre a pele) cerca de 2 a 3 gotas já serão suficientes para que se obtenha os benefícios relaxantes do óleo essencial, pode ser utilizado para aliviar dores de queimaduras, picadas de inseto e similares.
Para ingeri-lo, é necessária cautela, pois a forma concentrada do óleo essencial de lavanda equivale a aproximadamente 40 xícaras do chá da erva em apenas uma única gota, ou seja, é necessária atenção ao uso para que os efeitos do óleo não sejam fortes demais.
Para utilizá-lo na aromaterapia, deve ser feito com o auxílio de um difusor elétrico em que o aroma do óleo essencial de lavanda se espalhará por todo o ambiente, nesse caso pode-se utilizar entre 1 e 3 gotas para que seja possível obter todos os benefícios do óleo.
Também pode ser utilizado no travesseiro, ao pingar uma gota já será suficiente para que o aroma da lavanda permaneça próximo durante todo o período do sono.
Esse excelente óleo é capaz de proporcionar inúmeros benefícios ao humor e melhorar até mesmo as noites de sono em quem faça uso do produto, além disso seus efeitos benéficos que se aplicam tanto no homem quanto na mulher.
Cuide de sua saúde ... venha fazer parte vc tbm...
DoTerra.... saúde em primeiro lugar !
Mais informações : (47) 999036906 - Soraia Mota (consultora de Bem Estar DoTerra)
https://whats.link/soraiamota
Faça seu cadastro e adquira seus óleos essenciais com descontos direto da Doterra neste link :
Comentários
Postar um comentário